segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

"CAPRITTUS" - Instalação e Fotografias de Zito Colaço


LENDA DOS CABRAIS 

BELMONTE


Conta-se que um pastor da zona da Serra da Estrela, ouviu em sonhos três noites seguidas; “Vai a Belém e lá encontrarás o teu bem.” 

Partiu, e quando chegou a Belém, passaram três dias e não encontrava o seu bem. Tomou o caminho de regresso e encontrou um almocreve. O pastor contou-lhe o que se tinha passado, ao que o almocreve respondeu que também tinha sonhado uma coisa parecida; que no sítio de Belmonte, debaixo da penha onde uma cabra amarela e a sua cria, se encontrava uma cabra e um cabrito de ouro. 

O pastor quando chegou a Belmonte removeu um barraco, onde encontrou uma cabra e um cabrito de ouro. Decidiu ir entregar uma das peças ao Rei, dizendo-lhe que tinha uma cabra ou um cabrito para lhe oferecer, qual deles ele preferia. 

O monarca disse que queria o cabrito, que sempre era mais tenro. O pastor ofereceu-lhe o cabrito, ao ver que era de ouro, o Rei disse que se soubesse que era de ouro, tinha escolhido a cabra. 

O pastor ofereceu-lhe também a cabra, contando como tinha encontrado essas oferendas. Como recompensa, o Rei disse ao pastor que subisse ao monte onde encontrou o tesouro, e que lhe oferecia todas as terras que percorresse a cavalo num dia, desde aí”. 

Assim se formou o poderio dos Cabrais, e assim se explicam as duas cabras passantes do seu brasão.





O Cabrito 

Povoaste a paisagem grega, guardas um timbre clássico algo de conciso

Ágil e jovem — quem negaria? — basta ver-te sobre os abismos

sem receio ou vertigem, como a vida.

José Paulo Moreira da Fonseca


 "CAPRITTUS"

Instalação e Fotografias de Zito Colaço
2025

Sem comentários:

Enviar um comentário