terça-feira, 13 de dezembro de 2022

"Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar". Bob Marley


ÁRVORES DO AMOR
Grandes, pequenas, formosas, circunspectas, imponentes ou frágeis. Dão, sem pedir nada. E são, simplesmente. Respiram, respiram-nos e fazem respirar. Amam, amam-nos e fazem-nos amar. Conta-se que um jovem cavaleiro cansado de travar batalhas infindáveis e de desfecho previsível refugiava-se na floresta. As árvores ouviam-no pacientemente e um dia decidiram falar-lhe. Amai-vos uns aos Outros Como Nós Vos Amamos. Tomado de assalto pela revelação, o cavaleiro decidiu ali mesmo abandonar a carreira militar e dedicar-se a uma vida nova de aprendizagem com aquelas árvores sagradas. Estamos certos de que todos teremos muito a aprender com o mistério das Árvores do Amor. A nossa mensagem também é simples. Amar-vores uns aos Outros Como Elas vos Amam. Parece fácil. E é.












 FESTAS FELIZES




domingo, 27 de novembro de 2022

"TANUKUA - O Golfinho encantado".


 "TANUKUA - O Golfinho encantado".

# Seres Misteriosos da Mata Nacional dos Medos,
na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

Instalação e Fotografia Zito Colaço

sábado, 5 de novembro de 2022

"Pinheiras do Meco"







Meco é uma aldeia da freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, Distrito de Setúbal, situada muito perto de Alfarim

Tradicionalmente, a principal actividade é a agricultura, sendo que é muito procurada por turistas e passeantes pelo facto de se encontrar muito perto da famosa Praia do Meco.


Praia da Foz
Serra de Sintra no horizonte
Mata do Meco - Rede Natura


Fotografias Zito Colaço


Recolha de Lixo na Praia da Mata, da Caparica - Parceria Planet Caretakers, Surfie e Árvores do Amor.


PLANET CARETAKERS

Planet Caretakersé um projeto que visa promover a Sustentabilidade e a Preservação do Ambiente.

Promovemos recolhas de lixo em praias, matas, rios e outros ecossistemas naturais e urbanos, com o âmbito de mitigar a enorme pegada do Ser Humano sobre estes espaços fundamentais para o Equilíbrio dos Recursos e Biodiversidade do Planeta.
Através da monitorização de várias equipas de voluntários, espalhadas pelo País, temos procurado ativamente aliviar os ecossistemas potenciando a recuperação da sua fauna e flora, bem como consciencializar a população em geral, sobre a urgência e importância dos nossos atos e hábitos de consumo.



ÁRVORES DO AMOR

A Floresta, esse lugar mágico que já existia antes da humanidade e que, por isso, começou por inspirar medo, exerce ainda hoje um fascínio que se adensa quanto mais nos afastamos dela, em direcção às cidades. E o que acontece quando é a cidade que se aproxima, perigosamente, da floresta? O projecto Árvores do Amor, pretende sensibilizar para a conservação e preservação da natureza e está associado a várias actividades neste âmbito, tais como, exposições de fotografia, palestras, workshops de fotografia de natureza, acções de limpeza, plantio, cursos de sobrevivência, actividades pedagógicas, música, organização de caminhadas e passeios pedestres.

 Pretende partilhar uma nova visão de conservar a natureza, defendendo e valorizando os princípios de actuação que contribuem para o desenvolvimento de uma consciência e de uma cultura ambiental mais sustentável, incidindo, para isso, sobre um universo muito próprio: Os pinheiros mansos (Pinea pineas) da Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, parte integrante da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, uma floresta que, dada a sua proximidade com Lisboa, tem tanto de rico e fascinante como de desconhecido por parte de quem a cruza para chegar às praias, das mais procuradas durante o Verão por razões óbvias. Detentora de uma fauna e flora riquíssimas, esta mancha florestal a escassos dez minutos da capital portuguesa está, porém, ameaçada pelo avanço urbanístico ditado por essa mesma proximidade. 

É, pois, urgente, que se despertem consciências. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

"Chuva boa".













 Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos parte integrante
 da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Fotografias Zito Colaço