As férias estão relacionadas com o descanso, o ócio e o turismo. Por um lado, o sujeito que está de férias pretende descansar dos esforços que supõem o trabalho ou os estudos, daí ser habitual que, durante o período de férias, altere as suas rotinas e se levante mais tarde.
As férias estão associadas ao lazer, tendo em conta que permitem realizar aquelas atividades agradáveis e descansadas que, por falta de tempo, não podem ser realizadas em época laboral ou de aulas (no caso dos estudantes). Ir ao cinema ou ao teatro, passar a tarde num parque e visitar um museu são algumas actividades usuais durante as férias.
Relativamente ao turismo, os dias de férias oferecem a oportunidade de viajar, já que a pessoa não se deve apresentar ao trabalho ou à escola. No Verão, as viagens mais frequentes realizam-se com destino às zonas de praia, ao passo que, no Inverno, as pessoas optam mais pela montanha e pela neve.
Em alguns casos, as férias também podem ser aproveitadas para realizar actividades que, no resto do ano, não se realizam por falta de tempo.
As férias permitem reduzir o stress e outras patologias derivadas das obrigações, ajudam a melhorar a produtividade no resto do ano e fomentam o crescimento económico a partir do turismo.
Conta-se que foi a Inglaterra o primeiro país que beneficiou seus trabalhadores, anualmente, com férias. Isso aconteceu em 1872. Mas sobre isso há uma certa controvérsia, posto que outros relatam que foi a Dinamarca quem primeiro trouxe o benefício para os trabalhadores, sendo isso em 1821.
Mas a mesma foi instaurada legalmente apenas muitos anos mais tarde, por volta de 1933. Agora haviam instrumentos legais para tentar efetivar esse benefício.
No Brasil, foi apenas em 1943 que passou a existir uma lei que aprovava esse benefício.
Mas assim que esse benefício chega até outros países, ele ainda é somado a outros como: salário por doença e licença maternidade.
Sobre a trajetória das férias no Brasil, em 1924 aprovou-se as férias que tinham apenas 15 dias de duração. Essa teve a aprovação através da Comissão de Legislação Social do Congresso.
Então, no ano seguinte, institui-se o direito as férias para todos os trabalhadores do país. Mas as férias seriam adicionas na Constituição somente dez anos após a instituição desse direito. Por fim, no ano de 1943 as férias passam de 15 dias para 30 dias.
Desse modo, antes dos países conquistarem as férias, que variam em dias, tinham-se pouco ou nenhum tempo para o descanso.
Hoje em dia, as férias são vistas até mesmo como algo que beneficia a saúde do trabalhador.
Aquele que conta com um tempo longe das actividades laborais pode recuperar as energias, melhorando sua saúde e seu bem-estar.
Quando uma pessoa trabalha de forma demasiada, isso pode acarretar o desenvolvimento de muitos transtornos psicológicos.
Além disso, o profissional ganha em produtividade quando é permitido para ele ter um tempo para poder estar longe dos compromissos e preocupações do trabalho.
Há até mesmo pesquisas que apontam os benefícios de tirar férias, algo que pode ajudar uma pessoa a conseguir aumentar a sua capacidade de se recuperar do stress.
Desse modo, antes dos países conquistarem as férias, que variam em dias, tinham-se pouco ou nenhum tempo para o descanso.