sábado, 25 de janeiro de 2014

"O NINHO", uma casa de areia perto de Sesimbra. Uma Solução Ecológica.






Casas Construídas com Sacos de Areia – Uma Revolução Ecológica

A utilização de materiais recicláveis e disponíveis em grande quantidade é uma das tendências recentes da construção sustentável. O recurso a sacos de areia é uma das mais básicas e simples formas de construir a baixo preço e com materiais disponíveis localmente. Afinal, existe areia em todo o lado e os sacos são fácilmente transportáveis.
O método construtivo consiste em comprimir linhas sucessivas de sacos, cujo solo pode ser estabilizado com ajuda de um ligante como argamassa de cimento, cal ou carbonato de sódio. Após construídas, as paredes são cobertas com adobe, de forma a impermeabilizar e melhorar o aspecto estético geral. Por outro lado o adobe e a lama permitem isolar os sacos do sol e outros elementos naturais e retardar a sua degradação.
Os sacos a utilizar podem ser plásticos, de serapilheira ou de qualquer outro material capaz de conter solo, sem se rasgar.
Como armadura estrutural é muitas vezes utilizado arame farpado, material que também é barato e se encontra disponível de forma generalizada.

Fotografias Zito Colaço

Sem comentários:

Enviar um comentário