quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

16#"A Pérola do Bosque dos Druidas", Serra de Sintra. Portugal.




Debaixo dos ramos da velha sequóia, oiço segredos com centenas de anos. O vento sussurra através do tronco largo. E, subitamente, silêncio. Na última hora da luz, que faz a ponte entre o dia e a noite, neste intervalo entre lugares e tempos, as árvores dançam umas com as outras num longo baile de amor e de fantasia que termina com as primeiras gotas do orvalho derramadas pelas fadas da aurora...

16A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal
Texto Hazel Claridade
Fotografias Zito Colaço

Caminhada de Natal das Princepesas na Serra de Sintra. Portugal.






Grata Princepesas por terem vindo, grata pela boa disposição, pelos sorrisos e abracinhos!!!
Espero que tenham gostado, foi tudo feito de coração e com muito amor e carinho!!!Grata a ti Zito Colaço, e aos outros dois "Luises". Grata pela escolha do maravilhoso percurso!!! Próxima caminhada em 2016... mas desta vez Noturna!!!! Tenham um Santo e Feliz Natal!!!! Grata a todas por se terem cruzado no meu caminho 
Fotografias Zito Colaço

15#"AlienTree", Arriba Fóssil da Caparica, Portugal.




15A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

13#"Cipreste do Buçaco", Peninha, Serra de Sintra, Portugal.


"Cipreste do Buçaco antes de falarmos sobre o que sentimos contigo queremos te agradecer por nos receberes com toda o tua grandeza e agradecer também ao Zito por nos encaminhar até Ti.

Quando pisamos as nossas "raízes", nossos pés humanos em Ti sentimos logo o teu acolhimento e colo. Foi um momento muito feliz, e no decorrer de toda aquela dança a tua magia e a tua energia Ancestral percorreram os nossos corpos e ficamos tão grandes como Tu.

Bem Hajas por existires e por estares neste Planeta com todo este mundo humano."



13A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal
http://www.arvoresmisteriosasdeportugal.blogspot.pt/ 
Texto Maria e Kabeção
Fotografias Zito Colaço

terça-feira, 20 de outubro de 2015

12#"Pedras Irmãs", Peninha, Serra de Sintra, Portugal.



Estar Só é Estar no Íntimo do Mundo.
Por vezes cada objecto se ilumina do que no passar é pausa íntima entre sons minuciosos que inclinam a atenção para uma cavidade mínima E estar assim tão breve e tão profundo como no silêncio de uma planta é estar no fundo do tempo ou no seu ápice ou na alvura de um sono que nos dá a cintilante substância do sítio.
O mundo inteiro assim cabe num limbo e é como um eco límpido e uma folha de sombra que no vagar ondeia entre minúsculas luzes E é astro imediato de um lúcido sono fluvial e um núbil eclipse em que estar só é estar no íntimo do mundo.

 António Ramos Rosa, in "Poemas Inéditos"


12P2016
Pedras do Amor - As Pedras Misteriosas de Portugal
http://www.pedrasmisteriosasdeportugal.blogspot.pt/ 
Fotografia Zito Colaço

11#"Dance of Sequoias", Peninha, Serra de Sintra, Portugal.



O que É Perfeito não Precisa de Nada.
Sim, talvez tenham razão. Talvez em cada coisa uma coisa oculta more, Mas essa coisa oculta é a mesma. Que a coisa sem ser oculta. Na planta, na árvore, na flor (Em tudo que vive sem fala E é uma consciência e não o com que se faz uma consciência), No bosque que não é árvores mas bosque, Total das árvores sem soma, Mora uma ninfa, a vida exterior por dentro Que lhes dá a vida; Que floresce com o florescer deles E é verde no seu verdor. No animal e no homem entra. Vive por fora por dentro É um já dentro por fora, Dizem os filósofos que isto é a alma Mas não é a alma: é o próprio animal ou homem Da maneira como existe. E penso que talvez haja entes Em que as duas coisas coincidam E tenham o mesmo tamanho. E que estes entes serão os deuses, Que existem porque assim é que completamente se existe, Que não morrem porque são iguais a si mesmos, Que podem mentir porque não têm divisão. Entre quem são e quem são, E talvez não nos amem, nem nos queiram, nem nos apareçam Porque o que é perfeito não precisa de nada.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconju

11A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

9#Pedra "Ursidae", na Serra de Sintra, Portugal.



Natureza... Ao pisar-te, olhar-te , sentir-te: Sou... Sou Menina, Mulher, Anciã... Sou todas e uma só... Sou plena, sou loba, tigre, coruja, borboleta...Sou... Em ti descobri-me e em ti reconheço-me... És Mãe, és dádiva, és embalo.... Contigo, juntas, trilho o caminho com o vibrar de cada célula..... Contigo aprendo o mais íntimo de mim mesma.... Contigo Sou Essência Feminina.... Sou grito, espanto, lágrima, riso.... Sou som, tambor, maraca, assobiu, voz... Junto a ti a Magia acontece.... Somos unas....sempre... E chegará o dia que embalada pelo vento, aconchegada pelo sol, abençoada pela água descansarei em tua terra e me tornarei pedra, árvore... 
Amanhecer!

9P2016
Pedras do Amor - As Pedras Misteriosas de Portugal
http://www.pedrasmisteriosasdeportugal.blogspot.pt/ 
Texto Tété Moreira
Fotografia Zito Colaço

terça-feira, 6 de outubro de 2015

8#Árvore "Embrião", na Arriba Fóssil da Caparica, Portugal.





Neste  templo sagrado por onde eu caminho, regresso a casa.
Sinto o AMOR....
Onde as pedras e as árvores ensinam-nos mais .... que qualquer mestre pode ensinar. 
Gratos a este projecto, gratos à paixão pelas árvores.
Gratos ao Zito Colaço.

8A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal

Texto Maria João Freitas Santos
Fotografias Zito Colaço 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

6#Árvore "Sereia", na Arriba Fóssil da Caparica, Portugal.




Neste solo sagrado que nos acolhe, em comunhão directa com a Natureza sinto-me parte integrante desta imensidão e contigo conecto árvore amiga, antigo ser da terra, guardiã da força universal, simbolo do poder ilimitado sabedoria e longevidade. Contigo eu inspiro e expiro através do alento vital, que impregna e circula por todos os seres e coisas e juntas somos uma só.
Partilhamos o mesmo ar e todas as energias, densas e subtis, que são o sangue e o espírito da mãe Terra, pelas quais somos inseparáveis. Gratidão por todo o ar que respiro e por toda a sombra e serenidade que me ofereces. Gratidão Zito Colaço por poder fazer parte do projecto.

6A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal
http://www.arvoresmisteriosasdeportugal.blogspot.pt/ 
Texto Joana Érica
Fotografias Zito Colaço

sábado, 26 de setembro de 2015

5#Árvore "Bailarina", na Arriba Fóssil da Caparica, Portugal.



A vida é movimento...é som, é dança e música. 
Aprender... Aprender por meio de tudo que dá prazer... acreditando que é possível uma educação mais humana, mais sensível, que olha para a Mãe-Terra e a compreenda como o Planeta que nos acolhe, nos dá colo e que também é dotada de amor, emoção, sensibilidade, som e movimento....
Que trabalho maravilhoso o teu Zito Colaço! Grata profundamente de coração por toda a partilha e alegria! 


5A2016
Árvores do Amor - As Árvores Misteriosas de Portugal
Texto Sofia Sela
Fotografias Zito Colaço


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

4#Pedra "Grito da Piranha", na Serra de Sintra, Portugal.



Não há maior luta que a de busca pela harmonia e equilíbrio interior e com o TODO, através do amor na forma mais elevada que ele se apresenta - AMOR INCONDICIONAL. Esta é uma luta por um amor que não conhece nenhuma distinção ou julgamento - um amor que não tem fronteiras ou limites, nem condições ou referências. E a fonte donde este amor vem, manifesta-se dentro de ti, em todas as tuas acções...através dele chegas a CASA...a essa casa que não é um bem imóvel, mas sim um estado a que acedes quando te sentes verdadeiramente bem contigo e com o que te rodeia. Assim como os ventos, as estrelas e todos os seres, pedras, árvores, rios e tudo o que co-habita connosco nesta terra maravilhosa, existimos e co-existimos dentro do nosso estado perfeitamente imperfeito, sem interferência da mente. O nosso estado natural é o amor. Para ele acontecer, devemos estar confortáveis na nossa própria pele e assumir a nossa vulnerabilidade como uma força, e não uma fraqueza. E é aqui, em comunhão com a natureza que eu sinto a minha força, a minha vulnerabilidade, a minha respiração funde-se com a respiração da terra, todas as respostas interiores são ouvidas, a ilusão dissipa-se, o tempo estende-se infinitamente por mais tempo útil e cheio de sentido de propósito. Por isso, quando sinto as emoções a tomar conta de mim ou ausência de emoções, vou até à fonte infinita, subo a Serra e caminho e respiro com ela, sinto-a, vejo tudo muito mais nítido e fico atenta aos milhares de sinais disponíveis através da minha presença e comunhão. Às vezes grito ao vento, choro com ela, e abro os braços à dádiva que é VIVER. E tu, Vens?

4P2016
Pedras do Amor - As Pedras Misteriosas de Portugal
http://www.pedrasmisteriosasdeportugal.blogspot.pt/
Texto Marta Davies Mertens 
Fotografia Zito Colaço

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

terça-feira, 2 de junho de 2015

LOVING THE PLANET parceiro do projecto Love Trees.


LOVING THE PLANET tem esta página no Facebook que pretende ser uma plataforma despretensiosa, de acolhimento e abraço, a quantos trabalham em prol do ambiente e da sustentabilidade. 
Por mais valiosas que sejam as conquistas de A, B ou C, serão sempre actos isolados e, só dando as mãos, conseguiremos o tão almejado equilíbrio; porque – hoje, como sempre – a UNIÃO faz a FORÇA!
Deixem que lance um desafio à vossa consciência: 
lutemos, denodadamente, a uma só voz, para salvar o Planeta TERRA.
Que cada gesto nosso seja uma afirmação da nossa vontade em contribuir para a saúde da Mãe Natureza.
Não fique indiferente. Passe da inquietação aos actos!
Divulgue a página LOVING THE PLANET na sua roda de amigos e conhecidos.
O Mundo é a nossa Casa Comum!
https://www.facebook.com/pages/Loving-the-planet/288482034665833?ref=ts&fref=ts

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Livro ÁRVORES E PEDRAS DE PORTUGAL - Procura Editora



ÁRVORES E PEDRAS DE PORTUGAL 

Grandes, pequenas, formosas, circunspectas, imponentes ou frágeis. Dão, sem pedir nada. E são, simplesmente. Respiram, respiram-nos e fazem respirar. Amam, amam-nos e fazem-nos amar. Conta-se que um jovem cavaleiro cansado de travar batalhas infindáveis e de desfecho previsível refugiava-se na floresta. As árvores e as pedras ouviam-no pacientemente e um dia decidiram falar-lhe. Amai-vos uns aos Outros Como Nós Vos Amamos. Tomado de assalto pela revelação, o cavaleiro decidiu ali mesmo abandonar a carreira militar e dedicar-se a uma vida nova de aprendizagem com aquelas árvores e pedras sagradas. Estamos certos de que todos teremos muito a aprender com o mistério das Árvores e das Pedras de Portugal. A nossa mensagem também é simples. Amar-vores uns aos Outros Como Elas vos Amam. Parece fácil. E é.


Árvores e Pedras de Portugal
Fotografia Zito Colaço
Texto Nuno Costa
Formato 25X25cm / 132páginas
Brevemente