terça-feira, 26 de abril de 2016

"Nós aqui temos isto" - FONTE DA TELHA É MUITO MAIS QUE PRAIA, by Lisbon South Bay Blog


É. É uma excelente praia. Todos sabemos que é. É por isso um dos nossos locais preferidos para fazer praia, um grande sítio para comer bem, para apreciar a vista, uma bebida, um gelado e mais um sem número de coisas que por ali conseguimos fazer, quer de Inverno, quer de Verão.
A vista da Arriba Fóssil é qualquer coisa do outro mundo, mas felizmente faz parte deste, do nosso mundo e podemos apreciá-lo. O que ainda não tínhamos verdadeiramente apreciado foi a envolvência da flora, ali da mata.

Neste nosso percurso por novas descobertas na Margem Sul, tivemos a sorte de conhecer o Zito Colaço, repórter fotográfico de profissão, nascido e criado na Margem Sul e, que há uns anos criou o I LOVE TREES PORTUGAL, um projecto que faz da beleza das árvores a sua atracção turística. O Zito conhece a Mata dos Medos como ninguém e foi o nosso guia neste trilho pedestre. Cada árvore que encontramos neste percurso pedestre é-nos apresentada. Ele batizou cada uma delas de acordo com as suas características- a Sereia, a bailarina, a Mãe. É impressionante os pormenores que nos escapam à primeira vista, porque não olhamos profundamente para estes seres, que acabam por nos proteger das agressividades de estarmos perto do mar e acabam por ser um pulmão junto à praia.
E, de repente, quando termina a Arriba tem-se provavelmente a melhor vista que se pode alcançar neste trilho pedestre - o mar da Fonte da Telha. É de cortar a respiração.

Ainda não refeitas do deslumbramento da vista regressamos à mata e é aí que conhecemos o "pequeno bosque encantado" - um local que parece isso mesmo - um bosque encantado - mais um batismo do Zito, que faz jus ao nome. Dá-nos mesmo a sensação que estamos numa história e deu-nos uma enorme vontade de trazer as nossas princesas para ali.

Também tivemos tempo para encontrar um lago com sapinhos. É incrível a diversidade de ambientes que a mãe natureza apresenta! Não sabemos se algum dos sapos será um príncipe encantado. É o que desta história fica para descobrir.

Nós aqui, agradecemos ao nosso "guia turístico" por nos dar a conhecer mais uma pequena maravilha da nossa margem sul.
Não há dúvida, a Fonte da Telha é muito mais do que praia.

Nós aqui temos a Fonte da Telha.
Nós aqui temos isto.
















Fotografias Zito Colaço


Sem comentários:

Enviar um comentário