terça-feira, 5 de junho de 2018

Campo Branco - Reserva da Biosfera da Unesco




Campo Branco - Reserva da Biosfera da Unesco

Se aprecia os grandes espaços abertos e se dedica à observação de aves, o Campo Branco será, para si, um local de eleição. Esta região é a mais importante zona de pseudo-estepe ou estepe cerealífera de Portugal, resultante do cultivo extensivo de cereais de sequeiro em regime de rotação com pousios. Da manutenção deste ecossistema depende a existência de muitas espécies de aves com estatuto de conservação desfavorável, como a abetarda, o peneireiro-das-torres, o sisão, o cortiçol-de-barriga-negra, o grou e o tartaranhão-caçador. Esta importância traduziu-se na sua integração na Rede Natura.

Para além da pseudo-estepe, podem observar-se outras unidades paisagísticas, com uma fauna diversificada. A sua observação está hoje muito facilitada pela sinalização de seis percursos pedestres, apoiados pela brochura "Percursos Pedestres do Campo Branco”, realizada pela associação Liga para a Protecção da Natureza (LPN). Como deverá proceder o viajante? Se quiser fazer um programa organizado de observação de aves, tem que marcar a visita no Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho - o coração das herdades que a LPN adquiriu no âmbito do projecto Castro Verde Sustentável -, com um mínimo de 7 dias de antecedência, por telefone, fax ou email. Se tem equipamento próprio e prefere passear sozinho, basta-lhe ir ao Posto de Turismo de Castro Verde e adquirir o livro de percursos. Mesmo sem marcação poderá visitar o Centro de Vale Gonçalinho e fazer o Percurso 6 "Vale Gonçalinho – Pereiras”.
Quanto às melhores épocas para fazer estes passeios, quase todos poderão fazer-se durante todo o ano, menos entre Julho e Setembro devido ao calor. Quem quiser assistir às exibições nupciais das abetardas machos, deverá optar pelos meses de Março e Abril.


Seja qual for o seu programa, visite o património e viva a peculiar atmosfera que caracteriza a vila de Castro Verde. 


Fotografias Zito Colaço

Sem comentários:

Enviar um comentário