Caravela Portuguesa
Este tipo específico de barco foi inventado pelos portugueses e foi especialmente utilizado durante a era dos Descobrimentos entre os séculos XV e XVI.
A origem do nome está envolta num mistério, enquanto se discute que pode ter origem em "cáravo" ou "cárabo", um termo que vem da língua grega e significa "barco ligeiro utilizado no Mediterrâneo", outros historiadores discutem que pode até vir de "carvalho", a madeira que era utilizada para construir as caravelas.
A sua primeira utilização documentada na língua portuguesa data de 1255 e última referência em documentos impressos data de 1766, o que leva a pensar que o termo terá sido aplicado a várias embarcações ao longo do tempo.
A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI.
Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos.
Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada.
As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento).
Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488.
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